Levantamento feito pela plataforma Horus em parceria com o FGV/Ibre aponta que o ovo teve aumento em todas as capitais analisadas.

Após meses de inflação pressionada, alguns itens como leite, carne e óleo de soja estão passando por uma desaceleração de preços em 2023. Na contramão, o ovo, que costuma ser uma proteína substituta quando as outras estão mais caras, teve uma disparada neste ano. 

De acordo com levantamento feito pela plataforma Horus em parceria com o FGV/Ibre, o ovo teve alta em todas as capitais pesquisadas no mês de fevereiro. O maior aumento foi registrado em Fortaleza, na casa dos 4,7%. 

A alta da proteína ocorre em um momento de maior procura por parte dos consumidores, ligada a uma menor quantidade de produto em meio ao desestímulo para produção devido ao aumento dos custos de produção. 

Conforme dados do IPCA, o ovo já acumula alta de 21,53% em 12 meses em Fortaleza, enquanto a variação nacional no mesmo período é de 5,86%. 

Apesar da alta do ovo, a pesquisa da Horus registrou uma variação negativa de até 6,5% no preço da cesta de produtos pesquisada em fevereiro. Em Fortaleza, o custo de acordo com o levantamento foi de R$ 763,15, uma queda de 1,3% em relação a janeiro. 

LEIA MAIS CLICANDO AQUI

Siga nossas redes

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais Lidas